Fernando Romero Entreprise compartilhou conosco seu último projeto cultural para a cidade mexicana conhecida como a "Pérola do Pacífico". Trata-se do Museu Mazatlán, que conferirá a cidade um símbolo de identidade e que tem por objetivo tornar-se um Museu da Cidade, onde seja exposta sua história e cultura local, configurando-se como um ponto de integração social para a comunidade.
Conheça os detalhes do projeto, a seguir.
Descrição dos arquitetos:
O novo Museu Mazatlán será um centro cultural dedicado a difundir a cultura local através de um olhar histórico e antropológico. A museografia está à cargo de Marinela Servitje, diretora da Sietecolores, uma empresa especializada na criação de infraestrutura para a convivência e recreação.
Localizada em meio ao bosque do porto de Mazatlán, na costa do Pacífico, a estrutura está inspirada no conceito da "Pérola do Pacífico", como também é conhecida a cidade. Integra uma cúpula geodésica para agrupar dois ambientes: o térreo com vista para o parque e o pavimento superior com vista para a cidade e para o mar. O desenho propõe um volume inovador com grande impacto visual, equilibrado por duas laterais que funcionam como coberturas em balanço e terraço. Rodeado por um bosque e uma lagoa salgada, o museu funciona como uma estrutura social em tal contexto.
A forma do museu se assemelha a uma ostra com uma pérola no centro. Em términos de materialidade, a estrutura será coberta com um material resistente às condições climáticas. Um anel feito com viga Vierendeel e uma cúpula geodésica parcialmente descoberta filtram a luz ao átrio do pavimento principal.
As laterais também possuem pequenas perfurações para iluminar o térreo do museu. FR-EE trabalha para criar um edifício sustentável: parte da fachada conta com painéis solares e se considera reutilizar elementos naturais locais e materiais permeáveis. Por estar localizado em uma área propensa a inundações, será feito sobre uma plataforma.
Os volumes do museu foram desenhados de acordo com as necessidades museológicas e também para construir dimensões generosas de uso público. Na primeira planta estão a sala principal de exposições e uma sala com tela IMAX, que abriga 350 pessoas. O segundo pavimento acomoda uma sala multimídia temporária, o restaurante e o acesso ao terraço; e o terceiro nível está dedicado a um centro de documentação que inclui salas para oficinas e capacitações de funcionários.
O início da construção está planejado para 2016.
Arquitetos
Localização
Mazatlán, Sin., MéxicoArquiteto Responsável
Fernando RomeroEquipe de Projeto
Mauricio Ceballos, Alba Díaz, Raymundo Zamora, Brian Slocum, Ignacio Méndez, Claudia Santos, Juan Pablo Huerta, Diego Velázquez, Nadežda Stanković, Gaia Cella, Gustavo Pérez, Elisabetta Cabras, Robert Mosby, El Mehdi Belyasmine, Ignacio Herrera, Libia CastillaColaboradores
Sietecolores Ideas InteractivasCliente
Fideocomiso Unión Mazatlán, Governo Estatal e Governo MunicipalÁrea
10241.0 m2Ano do Projeto
2015Fotografias